Primeira Escola da Floresta é inaugurada em São Sebastião do Uatumã, no interior do AM
Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva está localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, e tem capacidade para 200 alunos.
A primeira unidade do projeto Escola da Floresta, foi inaugurada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã, município a 247 quilômetros de Manaus. A Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva está localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, e tem capacidade para 200 alunos.
O projeto integra o Programa “Educa+Amazonas”, lançado em 2021, tem como objetivo transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática, de respeito à diversidade sociocultural, ampliando o olhar sobre a Educação Ambiental, Sustentabilidade e ensino tecnológico em comunidades ribeirinhas do interior do estado.
A escola foi toda construída com madeira de área de manejo florestal sustentável. A enegia vai vir pelas placas solares, a as janelas amplas são pra ventilação natural.
O modelo foi projetado para ter baixo impacto ambiental. De construção com mão de obra da região. O investimento de 5 milhões de reais é para atender estudantes de São Sebastião do Uatumã.
Por enquanto só alunos da educação tecnológica vão estudar na unidade. Mas a partir de 2025, pelo menos 200 crianças e adolescentes vão conviver no espaço para aprender além das disciplinas regulares. Estudantes com deficiência também terão acesso.