O passeio ideal com seu companheiro de quatro patas
Os animais de estimação fazem parte da família brasileira e amam passear, não é mesmo? À vista disso, a amante de pets Deise Zuqui, entende que é de suma importância que os tutores saibam como realizar o passeio ideal com seu companheiro de quatro patas. Ficou curioso? Prossiga com a leitura.
Cães
Segundo a egrégia Deise Zuqui, os cachorros são descendentes dos lobos, e tiveram seus primeiros sinais de domesticação na Era Glacial, a cerca de 500 mil anos atrás. No entanto, acredita-se que até aproximadamente sete mil anos atrás, esses animais estavam dispersos por todo planeta, convivendo com os humanos.
Os cachorros são mamíferos de quatro patas dotados de olfato e inteligência inigualáveis. Ademais, eles são extremamente fiéis a sua família, buscando agradar e proteger a todo custo seus tutores, sendo considerado o melhor amigo do homem.
Ainda, vale frisar, que existem diversas raças de cães que possuem tamanhos variados.
Passeios com os cães
Como aponta a insigne Deise Zuqui, para cada raça de cachorro existe um passeio ideal, pois cada uma possui suas especificidades, que são determinadas pela personalidade do cão. Por exemplo, para a raça pinscher um simples passeio curto no quarteirão já satisfaz a necessidade desse animal, mas para a raça border collie é preciso um espaço que permita mais gasto de energia.
Por conseguinte, o passeio ideal para cada cachorro é determinado pelas condições físicas do animal. Assim, é recomendável ter uma coleira estilo peitoral, com uma guia de comprimento médio, e que as caminhadas sejam realizadas no período da manhã, e no fim da tarde quando o sol não está muito quente.
Além do mais, é imprescindível que se escolha percursos onde o cachorro se sinta confiante para passear, e que o tempo de caminhada não exceda os limites do cão. Outrossim, o passeio ideal pode ser realizado em uma praça de cães ou em um agility onde o pet pode se exercitar e se divertir livremente, tendo contato com outros cachorros.
Por fim, como ressalta a há alguns itens que devem ser checados antes de sair para passear com o cão, como:
- checar a temperatura;
- levar água para o cachorro;
- se certificar que o peitoral está bem preso.