Cardume com mais de 100 tubarões é encontrado no litoral norte de SP
Grupo de pesquisadores e mergulhadores avistou os animais no arquipélago de Alcatrazes, próximo de São Sebastião
Um cardume com mais de 100 tubarões foi encontrado por um grupo de mergulhadores e pesquisadores, no arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, na última segunda-feira (17).
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o arquipélago, o grupo de animais era composto por tubarões-martelo e possivelmente outra espécie.
O Arquipélago de Alcatrazes, que fica a cerca de 35 quilômetros de São Sebastião, sempre foi habitado por tubarões, segundo o ICMBio, porém, devido à criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal houve um aumento na aparição dessas espécies.
A presença destes animais é um importante indicador de conservação e equilíbrio marinho, sendo positiva e desejável, inclusive do ponto de vista do turismo”, disse Thais Farias Rodrigues, chefe do ICMBio Alcatrazes.
O Instituto que administra o conjunto de ilhas explicou também que o aumento da biomassa de peixes no arquipélago, após a redução da pesca ilegal, oportunizou também o aumento na presença de cardumes maiores de tubarões.
Dentre as espécies mais registradas no local estão o tubarão-martelo, tubarão-seda, tubarão-mangona e o cação-frango. Ao contrário do pensamento de muitos, estas espécies não possuem comportamento agressivo, podendo ocorrer mergulho e outras atividades de forma tranquila, de acordo com o Instituto Chico Mendes.